10 filmes que você precisa assistir mais de uma vez para entender
Esses filmes precisam ser vistos de várias vezes para não perder
Às vezes, alguns filmes são tão densos, tão imersos em detalhes inebriantes e facilmente esquecidos que deixam os espectadores saindo do cinema (ou sentados cheios de confusão no sofá) coçando a cabeça. Ou, em outros casos, o momento da compreensão ocorre no desenlace, no clímax ; nesses casos, os espectadores ficarão totalmente perdidos até o final.
Seja qual for o caso, alguns filmes devem ser vistos mais de uma vez. E, como resultado dessa segunda (ou terceira… ou décima terceira , em alguns casos) exibição, o público começa a entender nuances específicas da trama, ou o significado daquela coisa estranha, mas aparentemente significativa, que um personagem diz ao outro ou a visão geral do diretor para o filme.
Mas alguns títulos exigem mais visualizações múltiplas do que outros. Pois bem, confira uma lista abaixo em que uma vez não é suficiente.
Clube da Luta
O ato final do Clube da Luta envolve uma reviravolta que pega tudo o que os espectadores pensavam que sabiam e vira completamente de cabeça para baixo. O mesmo vale para o personagem principal do filme, que, até os momentos finais, é tão ignorante quanto o público (pelo menos os espectadores de primeira viagem).
Quando é assistido pela segunda vez, no entanto, muitos pontos peculiares da trama fazem muito mais sentido – especialmente porque um dos personagens principais foi apenas uma invenção da imaginação o tempo todo.
Amnésia
Narradores não confiáveis podem criar um filme confuso. Se eles não sabem o que está acontecendo, o público também não. Caso em questão: Amnésia ou Memento, em que o personagem principal sofre de um distúrbio obstrutivo de memória, enquanto tenta solucionar um assassinato.
Sem falar que uma parte do filme é retratada na ordem inversa, fazendo com que seja fácil se perder quando assistido pela primeira vez.
O Sexto Sentido
M. Night Shyamalan é o rei dos finais de reviravolta, e O Sexto Sentido é um dos melhores. Na verdade, embora seus títulos mais recentes não tenham sido tão respeitados, O Sexto Sentido é frequentemente reverenciado por ter um dos melhores finais de reviravolta do cinema moderno.
É tão dramático que, ao assistir o filme pela segunda vez, munido do conhecimento do final, é como assistir a um filme totalmente diferente.
Um Corpo que cai (Vertigo)
Lançado em 1958, Um Corpo que cai, de Alfred Hitchcock, é considerado um dos melhores títulos já feitos no gênero thriller psicológico. Segue um detetive aposentado, que desiste de sua vida resolvendo mistérios após um incidente angustiante envolvendo alturas. (Daí o título).
Mas ele voltou ao negócio de resolver mistérios; embora desta vez, seja dele. E assim, o público só sabe tanto quanto o narrador, o detetive. Após uma segunda visualização, no entanto, o filme cheio de decepções e coisas que não fazem muito sentido torna-se muito mais coerente.
Ilha do Medo
Na mesma linha de Clube da Luta e O sexto Sentido, Ilha do Medo leva os espectadores a acreditar que eles têm uma compreensão sólida do que está acontecendo durante a maior parte da história… até o ato final. E então, com essa revelação final, tudo o que o público achava que sabia era apenas uma farsa o tempo todo.
Mas, ao assistir novamente, os espectadores podem captar as dicas que insinuam a verdade, que provavelmente não teriam notado na primeira vez.
O Grande Truque
Todo o propósito da mágica é confundir o público. Portanto, um filme que gira em torno de dois mágicos rivais – além de disfarces, uma trama que se estende por um punhado de anos e truques de mágica verdadeiramente alucinantes – O Grande truque baseia-se no engano.
Há engano entre os dois mágicos rivais e engano do público também. Sem falar que um dos mágicos tem um irmão gêmeo secreto, revelado no terceiro ato, que faz o espectador questionar tudo o que viu antes da grande revelação.
Pulp Fiction
Pulp Fiction pode parecer algo divertido e clássico de Quentin Tarantino com um coquetel de carnificina, drogas, sexo e comédia – mas há muito mais acontecendo sob a superfície.
Com várias histórias, uma longa lista de personagens e tudo isso se conectando de uma forma ou de outra, o filme pode ser um pouco complicado para os espectadores iniciantes. Mas, como muitos outros de Tarantino, voltar e realmente entender como os vários enredos se unem faz parte da diversão.
O Operário
Até cerca de três quartos do filme, O operário parece bastante direto. É perturbador, claro, mas é direto. Mas então vem a grande revelação e, com ela, as razões pelas quais o personagem principal está na posição indesejável em que se encontra se tornam muito mais aparentes.
Novamente, este também lida com um narrador não confiável, de modo que apenas aumenta a confusão e a necessidade de assisti-lo novamente para entender melhor o filme como um todo.
Interestelar
Superficialmente, o épico de ficção científica de 2014 de Christopher Nolan, Interstellar, é uma emocionante aventura espacial na qual os mocinhos se aventuram no desconhecido, alcançam o que se propõem a fazer (com alguns problemas ao longo do caminho, é claro). Mas que, finalmente, voltar para casa com segurança. Simples o suficiente.
Mas, em um nível mais profundo, o longa lida com conceitos de alto nível – buracos negros, distorção do tempo, a teoria da relatividade, etc. – que, para realmente entender o que está acontecendo, várias visualizações são necessárias. Isso, e talvez um livro de física também.
Donnie Darko
Sempre que há um homem que viaja no tempo com um olho em uma fantasia de coelho, as coisas ficam confusas. Donnie Darko é difícil de seguir, mesmo depois de mais do que apenas ver duas vezes. Algumas pessoas já viram esse filme muitas e muitas vezes e ainda ficam intrigadas com ele.
A narrativa complexa envolvendo um apocalipse iminente, tempo não linear e esferas misteriosas levando as pessoas a certos caminhos, tudo isso causa uma séria dor de cabeça na primeira visualização. Este exige múltiplas visualizações – junto com, talvez, uma análise do enredo em nível de tese – para entender completamente.
Aproveite para ler:
> 10 filmes adolescentes dos anos 2000 que deveriam ser eternos
Acesse diariamente nossas dicas de filmes para não perder nada. (Via Movie Web).