The Handmaid’s Tale: 10 Séries parecidas para assistir

As séries parecidas com The Handmaid's Tale

- Publicidade -

Antes mesmo da estreia da 5ª temporada de The Handmaid’s Tale fazer sua estreia em setembro já se anunciava o término da série na 6ª temporada. Sendo assim, a penúltima temporada preparou o cenário para o que está por vir. Assim, os fãs esperam ansiosos a temporada seguinte para finalmente ver como tudo chegará ao fim.

- Publicidade -

Portanto, o melhor é que sejam capazes de entregar entretenimento de primeira como até o momento. Para isso, será muito favorável alinhar alternativas que possam trazer um desfecho digno do esperado pelos espectadores. Afinal, com o fim de The Handmaid’s Tale já anunciado precisa mesmo entregar tudo o possível para manter a trajetória em alta.

O certo é que os fãs da série ficarão órfãs muito brevemente. Por isso, para amenizar a angústia do adeus é costume que se busque uma série de narrativas semelhantes para acompanhar. Estas séries têm seu próprio estilo e identidade, com elementos tão atraentes quanto. Confira quais vale a pena assistir!

As séries parecidas com The Handmaid’s Tale

- Publicidade -

The Leftovers

The Leftovers trata de um futuro de cunho apocalíptico onde 2% do total da população teria desaparecido sem mais explicações após um evento. A narrativa seguirá as pessoas de uma cidade tentando se ajustar a este novo mundo desconhecido.

- Publicidade -

O tal evento levará ao surgimento de uma série de cultos da precipitação culminando com um cenário caótico. Aqui podemos notar facilmente os elementos psicológicos e trágico de The Handmaid’s Tale, por meio da tentativa das pessoas de sobreviverem ao caos formado. Os protagonistas precisam lidar com o fanatismo que cresce a cada dia, podendo originar os acontecimentos mais inesperados.

O interessante da narrativa é que ela tenta expressar uma possível reação humana diante do hipotético acontecimento. Assim, trabalha-se sobre as possíveis reações que tomariam as pessoas caso isso fosse reservado no futuro.

Westworld

- Publicidade -

O cenário de Westworld é um parque temático no bom e velho oeste selvagem. Lá, androids estão à disposição das pessoas para atenderem a todas as suas necessidades. Contudo, por conta dos constantes maus tratos sofridos, esses androides iniciam uma rebelião.

Assim, vão provocar sua expansão para o mundo fora do parque, alcançado os limites exteriores. Este drama é tão distópico quanto The Handmaid’s Tale e foca tanto quanto na questão da falta de escolha dos personagens. Assim, impelidos pela necessidade de agir, eles não podem medir nada além da própria necessidade de sobrevivência.

A série impactou o público logo que foi lançada e foi uma das séries da HBO mais vistas nos últimos tempos. Westworld foi muito elogiada pelos críticos devido a seus temas relevantes, que serão encontrados aqui pelos fãs de da série apocalíptica.

- Publicidade -

Westworld é uma das séries parecidas com The Handmaid's Tale
Imagem: Divulgação/HBO

Brave New World

A narrativa aqui trata de um mundo utópico no qual as pessoas vivem como em um paraíso com estilos de vida idílicos. Porém, este suposto paraíso é perturbado após a chegada de determinados forasteiros que irão causar uma perturbação ao sistema implantado.

Assim, o livre pensamento sendo adicionado ao mundo milimetricamente pensado origina uma mistura explosiva. Quem é fã de The Handmaid’s Tale com certeza vai se sentir atraído por este ambiente idealizado. Afinal, ela possui a mesma premissa de cidadãos pensando por si mesmos quando isto não é elegível pelo sistema de então.

A série acompanha o ambiente tomado pela rebelião num período em que qualquer mínima alteração provocada pode desconfigurar o sistema. Assim, torna-se evidente o quanto um sistema pode ser frágil dentro de suas próprias limitações que terminam por causar exclusão ou restrição da expressão individual.

The Americans

The Americans se passou ao longo do evento da Guerra Fria. Nele, um casal de espiões russos se passa por cidadãos americanos junto aos seus dois filhos. Eles tentam sucessivamente se infiltrar no governo norte-americano usando para isso táticas sutis. Isto gera um impacto sobre os mesmos, fazendo emergir justamente o retrato principal dos americanos.

Quem assistiu The Handmaid’s Tale conseguirá se conectar à tensão de The Americans, presente a todo tempo na narrativa. A série é de uma evolução muito rápida já que os principais personagens comumente encobrem o rastro de suas ações.

Há uma perspectiva sombria aqui que lembra muito a série protagonizada por Elizabeth Moss, bem como os personagens cinzentos traduzidos nesta narrativa.

The Americans é uma das séries parecidas com The Handmaid's Tale
Imagem: Divulgação/Star+

Expresso do Amanhã

Snowpiercer, ou O Expresso do Amanhã se tornou amplamente conhecido e eleito como o melhor filme de Chris Evans pelos fãs. A repercussão foi tão positiva que originou uma série própria para a TV.

A história trata de um grupo de sobreviventes humanos confinados em um trem de movimento contínuo. Neste trem foram criadas classes às quais está reservado condições e tratamento proporcional ao nível correspondente. Porém, como seria de se esperar a classe de nível mais baixo planeja uma rebelião.

O mundo distópico segue a dinâmica de The Handmaid’s Tale. Além disso, o comando dos personagens por figuras de autoridade extrema também é muito peculiar. Neste drama, a sobrevivência é abordada em sua melhor forma, ressaltando elementos como a desigualdade social, a luta de classes.

Somando-se a tudo isso o efeito dos personagens em ação.

The Man In the High Castle

The Man In the High Castle descreve uma outra perspectiva dentro da dinâmica histórica. Ou seja, uma alternativa à história realmente estabelecida entre os cidadãos do mundo. Nesta série, a Segunda Guerra Mundial teria tido como resultado a vitória das Potências do Eixo.

Com isso, o que temos é uma América na qual os personagens são obrigados a viver sob constante e intenso escrutínio. Tal como em The Handmaid’s Tale, a perspectiva nublada de The Man In the High Castle lança seus protagonistas para a ação de perturbação da ordem imposta e seus relevantes resultados.

Cada protagonista tem sua própria personalidade, suas próprias histórias e tragédias. Com isso, abre-se espaço para o brilho de todos eles. Sendo assim, se descortinam sobres os espectadores uma série de vivências que só acrescem ao denso contexto.

The Handmaid's Tale tem várias séries parecidas
Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video

Black Mirror

 Black Mirror, traz como tema os perigos oferecidos pela tecnologia. Assim, é feito um retrato do que possivelmente teríamos como opção de futuro gente ao incremento excessivo da tecnologia em nossas vidas.

Quem é fã de The Handmaid’s Tale vai se identificar com o mundo totalitário apresentando aqui em Black Mirror. Afinal, em muito se assemelha ao visto na série referenciada. Trata-se de um drama antológico que reúne uma série de histórias. Ou seja, a cada novo episódio tem-se uma narrativa diferente.

O elemento sombrio de Black Mirror se assemelha a série. E isto nota-se principalmente pela exploração da tristeza e solidão em que a maioria das pessoas vive.

3%

 3% é ambientado também em um futuro distópico. Nele, as pessoas que chegam aos 20 anos podem abandonar a terra pobre e desprovida onde vivem para tentar alcançar a terra próspera.

Contudo, para alcançar a terra próspera é preciso passar por uma série de duras provas. E, fazendo jus ao título, o índice é de que apenas 3% dos candidatos atingem êxito. Portanto, o alcance é praticamente impossível para a grande maioria.

Este é um dos ganchos entre 3% e The Handmaid’s Tale, uma vez que o direito de escolha aqui é subjetivado. Com isso, a série “brinca” com a ideia das pessoas terem seu direito de escolha suprimido, restando a outrem escolher por elas.

O instinto de sobrevivência então aflora, levando os jovens às únicas escolhas que lhes são possíveis, aquelas que farão pela própria vida. Porém, tendo de arcar com as consequências de forma permanente.

3% é uma das séries parecidas com The Handmaid's tale
Imagem: Divulgação/Netflix

Colony

Drama de ficção científica que revela os esforços da humanidade para se rebelar contra alienígenas capturadores. Uma vez que os extraterrestres estabeleceram uma base militar aqui na terra, os protagonistas lutam para conviver com suas regras ao mesmo tempo em que buscam enfrentá-los.

Apesar de The Handmaid’s Tale não estar necessariamente no campo da ficção, a narrativa distópica é uma linha comum entre ambos. Afinal, o futuro destoante é a espinha comum às duas narrativas.

Para além disso, a forma como os protagonistas de Colony se articulam a fim de derrubarem seus algozes vai intrigar os fãs da série.

Alias Grace

Alias Grace também é uma série baseada em um romance da autoria de Margaret Atwood, da mesma forma a série pós-apocaliptica. Por isso, é de se esperar que partilhem de algo em comum em seus esqueletos narrativos.

A história se concentra numa aia que é acusada de ter matado seus donos. Assim, um psiquiatra é designado para determinar se a aia é realmente culpada e deve ser condenada ou se foi injustamente acusada pelo infortúnio.

Tanto o fato de uma serva ser a protagonista quanto a estrutura de episódios similares e as diversas reviravoltas fazem com que Alias Grace e The Handmaid’s Tale deem as mãos. O cenário de Alias Grace também parecerá muito familiar aos fãs.

Portanto, a autoria comum definitivamente deixa similaridade nos traços abordados. Com isso, é muito fácil acreditar que um fã gostará com certeza a Alias Grace.

Aproveite para ler:

10 grandes séries da Netflix com mais de 5 temporadas

Acesse diariamente nossas dicas de séries para não perder nada. (Via ScreenRant).