10 melhores filmes de terror que se passam no espaço
Os melhores filmes de terror que se passam no espaço
Ainda temos muito sobre o espaço sideral que possa inspirar a criação cinematográfica. E, mesmo que o universo além da Terra tenha sido sempre uma fonte de fascínio para a nossa cultura popular, também é alimentada pelo temor do desconhecido oculto. Afinal, como Alien já apontava, ninguém pode ser ouvido gritando no espaço.
Por isso, podemos sim elencar os filmes de terror de maior destaque e mais emocionantes que foram ambientados no espaço sideral. Mesmo sendo uma possível fronteira final de nossa existência, o espaço também pode estar repleto de perigos efetivos.
Sunshine: Alerta Solar (2007)
Um dos melhores diretores de sua geração, Danny Boyle acumula muitos filmes notáveis em sua conta. Em Sunshine ele usa como pano de fundo o cenário do espaço sideral abordando a questão da inércia da sociedade humana diante da incapacidade de deter a sua própria destruição.
É um terror espacial que peca em alguns detalhes, mas explora de maneira muito nítida e sagaz a forma como o ser humano é na maioria das vezes a fonte de sua própria extinção. Com isso, os elementos de terror são intimamente explorados de forma muito atraente e intensamente perturbadora.
Pandorum (2009)
Em Pandorum temos os maiores medos e desejos mais sombrios do ser humano despertos em um único lance. É uma das possibilidades infinitas para o gênero, no qual se explora o animalismo ao qual a humanidade pode chegar no intuito de escapar da morte, enquanto se transmutam em assombrosos monstros e canibais mutantes.
Alguns de seus espectadores acreditam que a trama não recebeu o crédito devido do público. E, de fato, o filme merece sim ser explorado pelo empenho e entrega de um horror cósmico muito digno de seu gênero, de forma que pode ser considerado, inclusive, como um referencial cult para a sua época.
O Enigma do Horizonte (1997)
O terror espacial tem a capacidade de evocar os elementos mais limitantes da vida na Terra, aqueles que são capazes de nos trazer as maiores preocupações em termos existenciais. Mais que outros subgêneros do terror, ele nos implanta um temor que mexe com o nosso sentido de existência enquanto comunidade.
A história trata basicamente de um grupo de pessoas que passam a ser importunadas em um tenso tormento psicológico por uma força maligna que se incorpora à nave que encontraram. Já foi eleito como um dos melhores de todos os tempos, por evocar o terror antigo com toda a magnitude que o terror espacial exige para representação de sua essência.
Eclipse Mortal (2000)
Este é considerado um dos melhores filmes estrelados por Vin Diesel. Nele, temos um grupo de viajantes que são abandonados em um planeta hostil infestado de criaturas vorazes. É de esperar que as cenas a serem vistas sejam de pura emoção, terror e perturbação, simultaneamente.
Algumas opiniões de espectadores são mais modestas que não elegem como o melhor filme, mas como um terror espacial bom o suficiente diante daquilo que se presta fazer. O filme mescla a habilidade do terror e do suspense, tornando-se por isso muito atraente. Além disso, temos também elementos de tragédias, que demonstram a possibilidade das surpresas.
Alien (1979)
Alien é em dúvida o grande referencial quando tratamos de filmes de terro no espaço, sendo um dos melhores filmes de ficção científica já feitos no cinema. Seu design de criatura é um dos mais aterrorizantes já vistos em filmes do gênero, além dos elementos pensativo, sombrio e sinistro que incorporam à trama a maior tensão possível.
É um dos campeões indiscutíveis dos filmes de terror espacial, fazendo com que se confirme Ridley Scott como um dos mais talentosos na arte de cativar o público. Inclusive tivemos a geração de uma franquia, que gerou coisas muito boas, mas que não puderam superar o original e sua capacidade de mostrar o horror corporal do desconhecido.
Aniara (2018)
Este é mais um dos filmes de ficção científica muito subestimado em relação ao público. É um filme que imprime registros emocionais de forma muito hábil. A história acompanha um grupo de refugiados do planeta Terra que tem sua nave desviada de seu curso original. No desenrolar teremos a morte progressiva de todos que estão a bordo da nave.
É visto pela opinião de um espectador como um filme incrível, apesar de talvez não o encaixar propriamente no gênero no horror de forma estrita. É real que os elementos do terror aqui ficam em segundo plano e é justo isto que deixa a trama ainda mais aterrorizante.
Vida (2017)
Vida não é, definitivamente, um dos melhores filmes do Ryan Reynolds, mas ainda assim se torna um filme muito recomendado entre os fãs do terror espacial. A história é sobre a descoberta da vida em Marte, aliando ao roteiro referências a Alien e A coisa e todos os seus elementos de horror.
Até então era desconhecido de boa parte do público, passando a obter algum crédito pela recomendação direta dos espectadores. Apesar de pecar em alguns elementos na trama, ele põe tensão suficiente para manutenção do público do início ao final do filme.
Solaris (1972)
O terror espacial permite que sejam explorados temas muito pontuais e relevantes da condição humana como questões filosóficas, por exemplo. Para falar a verdade, foram poucos os filmes do gênero que conseguiram fazer isso com tamanha sofisticação como Solaris conseguiu.
Ao mesmo tempo em que investiga a razão e a natureza da existência também busca a da própria consciência. Solaris usa o espaço de forma muito eficaz tornando-o um thriller principalmente psicológico. Contendo uma narrativa elíptica ele pode ser difícil de assistir, mas é justo este fator que lhe dá o peso reflexivo.
High Life (2018)
High Life é uma mistura de ficção, horror e arte. Dirigido por Claire Denis, que possui naturalmente esta habilidade de mesclar estes termos, é um filme pensado para desafiar o espectador. Seu nível de perturbação é tenebroso, e acompanha um grupo de prisioneiros que são cobaias em estudos conduzidos ao longo de uma viagem pelo espaço.
Seus personagens enfrentam muito pavor, isolamento e circunstâncias intensamente perturbadoras. Mas, mesmo com seu aspecto sombrio, ainda podem ser achados aqui elementos bonitos sendo tratados.
Apollo 18 – A missão proibida (2011)
Apollo 18 merece figurar entre os melhores filmes de terror espacial. Ele se concentra em uma narrativa fictícia na qual a missão Apollo 18 que foi cancelada efetivamente pousou na Lua, mas teria encontrado por lá criaturas vorazes. Contém muita tensão em seu teor e é genuinamente perturbador ao que se propõe.
Muitos acreditam que seja um filme subestimado, sendo um alerta sobre como o espaço ainda reserva muito a ser aprendido.
Aproveite para ler:
> 10 Filmes de terror perfeitos para assistir na Netflix
Acesse diariamente nossas dicas de filmes para não perder nada. (Via Screen Rant).