10 Melhores séries médicas de todos os tempos

Conheça as 10 melhores séries médicas de todos os tempos

- Publicidade -

Grey’s Anatomy está com sua 19ª temporada sendo exibida. Com isso, tornou-se uma das séries médicas mais antigas de toda a história da TV. Além da antiguidade, o seu sucesso permanente e progressivo evidencia a grande força por trás deste longevo drama hospitalar.

- Publicidade -

A contínua popularidade da série médica pode ser facilmente notada. Afinal, a narrativa atrai de forma mais que arrebatadora o espectador para dentro das vivências do programa. A atmosfera repleta de particularidades pessoais e entrelaçamento entre os personagens e a adrenalina do cotidiano sempre singular e desafiadora dos funcionários do hospital.

Muitas vezes o drama pessoal do personagem se confunde e entra em conflito com seus deveres profissionais. A partir daí todo um clímax sobre os limites entre o profissionalismo e a fragilidade humana entra em conflito.

 A série tem se tornado inclusive parâmetro para avaliação de outros programas do gênero.

- Publicidade -

Grey’s Anatomy

Faz muitos anos que Grey’s Anatomy tem sido eleita como o melhor drama médico de todos os tempos. Grande parte estratégica desta narrativa se dá ao fato de apresentarem o pessoal e o profissional dos funcionários do hospital de forma entrelaçada.

- Publicidade -

Com isso, o espectador se envolve de maneira quase que íntima nas batalhas individuais de seus personagens. Assim, ao mesmo tempo em que se ocupa de torcer para a vitória dos personagens principais, também se apega às particularidades variadas dos pacientes que são atendidos por eles.

Muitos telespectadores declaram abertamente e de forma acalorada seu amor pela série, jurando amor eterno independente dos rumos que venha tomar. Ou seja, mesmo não sendo a representação mais fiel do exercício da medicina, os créditos de Grey’s Anatomy são mais que merecidos.

Afinal, sua capacidade de permanecer tanto tempo em exibição tem razão de ser. Ela mantém um público fidelizado que se adapta fácil às mudanças, ainda que não tão bem recebidas, se envolvendo facilmente com novos personagens. O carisma da série é inegável diante dos milhares de fãs conquistados e mantidos até hoje.

- Publicidade -

ER

ER, tal qual Grey’s Anatomy, também manteve uma longevidade notável, tendo se mantido em seu maior auge entre os anos de 1990 e 2000. O drama médico é aqui bem representado também pela miscelânea entre o desenrolar das vidas pessoais e profissionais dos profissionais de saúde que circulam no ambiente hospitalar.

O trabalho neste sentido é impecável, demonstrando como os desafios limítrofes entre o exercício profissional e a vida particular podem gerar os enredos mais instigantes e vívidos. Com isso, o público é o grande beneficiado, envolvendo-se de forma quase que familiar com os personagens e gerando suas torcidas por atitudes, decisões e finais felizes.

- Publicidade -

Contudo, este programa apresenta um diferencial maior, afinal, foi escrito pelo roteirista Michael Crichton. Apesar de sua formação em Medicina, Crichton se dedicou a escrever os maiores roteiros para o cinema e TV. Sendo assim, ganha um roteiro bem mais preciso quando se trata de narrar o cotidiano de uma unidade hospitalar.

Por esses e outros motivos a série ganhou inúmeros elogios da crítica, além de reunir mais de uma dezena de Emmys ao longo de sua exibição.

ER é uma das melhores séries médicas
Imagem: Divulgação

House

A série House, apesar de não ser tão crível no sentido da pura medicina, tem em seu personagem principal e de apoio o grande clímax do enredo. São muitos motivos para curtir este outro sucesso absoluto de drama médico dos anos 2000. Afinal, este é sem dúvida um dos maiores e melhores dramas do gênero.

A maior parte do chamariz da série é de responsabilidade de seu personagem-título Hugh Laurie. Seu sarcasmo mordaz tem um ótimo desempenho, exaltando a complexidade de todo o elenco. Um personagem mais que convincente que carrega e ao mesmo tempo envolve a todos de maneira profunda, mesmo diante de sua genialidade perturbada.

The Resident

Um dos pontos que se sobressai como diferencial em The Resident que destoa dos demais dramas é a representação das problemáticas do ambiente hospitalar. Aqui, teremos uma abordagem mais profunda com detalhamento dos inúmeros desafios que podem surgir do exercício da burocracia dentro de um hospital.

Desta forma, ele explora problemas extremos que acompanham cotidianamente o exercício da Medicina. Contando muitas vezes com argumentos de intensa força em suas articulações, é merecido o crédito pela exposição e enfrentamento de questões difíceis relacionadas ao processo administrativo de uma unidade hospitalar.

The Resident é uma das melhores séries médicas
Imagem: Divulgação

M*A*S*H*

Eleito como um dos melhores dramas de todos os tempos, é considerado também como um modelo a ser seguido quando se trata de dramas médicos. E sim, encontraremos em muitos dramas do gênero esta mesma fórmula de unir profissionais médicos em um grande campo de batalha onde se associam questões pessoais e profissionais simultaneamente.

Assim, M*A*S*H* reúne dentro desta atmosfera de constante stress as decisões necessariamente precisas em relação aos pacientes e suas próprias batalhas pessoais e confrontos com suas motivações individuais. Alguns espectadores realçam uma espécie de visão histórica do desenvolvimento médico presente no programa.

Nurse Jackie

O papel exercido pelo anti-herói é o que rende aqui a diferença neste programa. A enfermeira Jackie simboliza o protagonista que não dispõe de uma moralidade inquestionável, e não possui as qualidades esperadas de um personagem principal. 

Muito comum e popular em outros gêneros, o drama hospitalar também abraça aqui um anti-herói. Viciada em medicamentos prescritos, ela se esforça para manter sua vida minimamente equilibrada. 

Porém, tudo parece a todo tempo querer desmoronar. A série nos coloca em uma séria discussão sobre o profissional de Enfermagem e os esforços pessoais do personagem para associar o limite entre sua vida pessoal e profissional.

Nurse Jackie é uma das melhores séries médicas
Imagem: Divulgação

The Knick

Esta série ilustra a prática da Medicina no início do século XX, por isso, pode ser um pouco menos palpável para boa parte do público. No entanto, este é o grande diferencial que o destaca da maioria que já tentou o mesmo de forma mais sutil. 

Sendo assim, é um drama hospitalar de época que convence pela sua fidedignidade. É considerado um dos maiores dramas hospitalares de época dentro do repertório atual. Para quem gosta de acompanhar precisamente os históricos médicos, envolvendo os procedimentos e tratamentos ilustrados, este é o drama médico certo. 

Apesar de sua curta passagem deixou para sempre sua marca no gênero do drama médico.

Chicago Med

A atmosfera de Chicago Med é a mesma de Chicago PD, Chicago Justice e Chicago Fire. Afinal, estamos falando do mesmo produtor, Dick Wolf, um dos produtos mais bem sucedidos do cinema hollywoodiano. 

Chicago Med, contudo, está entre uma de suas melhores e mais atraentes do seu repertório. É visto como um dos mais realistas em termos da vivência de pronto-socorro e outros detalhes da experiência numa unidade de saúde. 

Apesar de apresentar uma certa previsibilidade, o drama sempre surpreende pela forma como o apresenta. Sendo assim, independente de como atraia o seu público, sempre está pronto para oferecer um enorme brilhantismo em seus acertos.

Chicago Med é uma das séries médicas
Imagem: Divulgação

New Amsterdam

A interação entre o personagem e o enredo é o que faz em grande parte um drama hospitalar conquistar o sucesso. Em New Amsterdam temos um enredo que acompanha Max em sua nova empreitada como responsável por um hospital cuja administração está fadada ao envelhecimento por sua burocracia limitante.

A série une a boa receita do drama de TV com a previsibilidade dos enredos familiares das novelas. As duas primeiras temporadas contam com uma intensidade de grande apelo, mas as demais não deixam a desejar. Portanto, todo o programa é digno de ser visto do início ao fim, como todo bom drama médico pede.

Critical 

Critical tem um grandioso controle sobre seu crescimento e ritmo próprio. É uma série britânica desenhada de forma muito estratégica que chega a fisgar o espectador de uma forma quase que irresistível.

O drama se concentra no transcorrer da primeira hora de internamento de pacientes com grave morbidade. A tensão é enorme e isto prende, definitivamente, o público que acompanha ávido pelo próximo passo.

Sua duração foi curta se estendendo por apenas um temporada, contudo, conseguiu marcar pelo seu alcance e prova de que pensar fora da caixa também é uma boa receita para um drama médico.

Aproveite para ler:

10 Melhores séries de todos os tempos baseadas em quadrinhos

Acesse diariamente nossas dicas de séries para não perder nada. (Via Screen Rant).