10 Séries derivadas melhor do que originais
As séries derivadas melhor do que as originais
Atualmente tem se tornado muito mais comum a extensão de conceitos cinematográficos. Assim, spin-offs e crossing over, ou crossovers, são um alento nos casos de encerramento ou cancelamento de alguma série. Para quem é fã, os personagens mais queridos e suas histórias podem ser contemplados em construções distintas.
A maior prova de que os fãs verdadeiramente amam estes universos extensíveis tivemos neste ano que já está findando. Afinal, House of Dragon aprofundou-se na Casa Targaryen, enquanto a série Os anéis de poder nos lançou de volta para a deslumbrante Terra Média. Além destas, não podemos esquecer de que Better Call Saul alcançou um estrondoso sucesso ao longo de suas temporadas
Sendo assim, apreciar o desdobrar de histórias paralelas e/ou já encerradas em outras perspectivas é receita certa de sucesso. Porém, a estratégia de criar spin-offs está longe de ser uma dinâmica moderna no mundo do entretenimento cinematográfico. Afinal, desde a década de 70 com suas comédias memoráveis até thrillers criminais atuais, algo já fora produzido antes.
O que queremos dizer é que, mesmo grandes programas televisivos têm origem em uma série anterior à mesma. Ou seja, a arte do spin-off não é nova, porém, traz consigo uma imensa responsabilidade. Afinal, é preciso ser fiel à linha original e dar sequência à uma nova história mantendo a mesma altitude, sob o risco de estar todo o tempo em comparativo.
Contudo, quando este trabalho é feito de forma eficaz o resultado é um grande sucesso. Com isso, muitas séries derivadas terminaram por durarem mais que a própria original. Por isso, separamos 10 séries spin-offs para você conferir que surpreenderiam até o fã mais cauteloso.
Better Call Saul
Breaking Bad foi, ao longo de suas cinco temporadas, uma das produções de TV mais vistas já produzidas. A série alcançou o topo absoluto entre as demais quando se trata de drama feito para a televisão. Ou seja, o sucesso aqui foi inquestionável e muitos ficaram intrigados e ao mesmo tempo surpresos quando anunciaram Better Call Saul como spin-off.
Porém, Better Call Saul se provou como um grande sucesso. Assim, mesmo aqueles que faziam oposição inicialmente à proposta tiveram de se calar. Afinal, a derivada conseguiu dar ainda mais essência a Breaking Bad e para isso não se desvirtuou um centímetro sequer de sua herança.
Tanto assim que a última temporada atingiu o feito de superar todas as temporadas da série original. Ou seja, tivemos aqui a evidência de um sucesso total vivenciado pela derivada que só veio a acalmar ainda mais a original.
The Facts of Life
The Facts of Life é um spin-off de Diff’rent Strokes, tendo um piloto no final da temporada. O detalhe aqui é que ela se desenrolou em paralelo com a série original. A série conta a história de Edna, empregada na Escola Eastland, um internato feminino. Além de trabalhar como doméstica ela também atua com nutrição no internato.
Edna termina ajudando as meninas a superarem os obstáculos tipicamente vividos na época da adolescência. Assim, ela se torna quase que uma mentora, aconselhando e orientando as meninas sempre que pode. O texto é repleto de falas muito espirituosas, com personagens muito envolvidos dentro da dinâmica.
Ao fim de todo episódio apresenta-se uma lição moral própria do contexto vivido no respectivo episódio. Fatos da vida se tornou um sucesso mais que inesperado, tendo suas temporadas superados a série original Diff’rent Strokes.
Family Matters
Perfect Strangers é a série original aqui de onde derivou-se Family Matters. A história acompanha os Winslows, família afro-americana residente em Chicago sendo de classe média. Vale ressaltar que o spin-off foi péssimamente recebido pelo público e não gerou boas expectativas.
Contudo, uma carta foi tirada da manga e era o vizinho nerd da família que mais tarde se tornaria o foco do contexto. Originalmente, ele deveria ser um mero personagem secundário condenado a apenas um episódio. Contudo, o carisma conquistou o público e logo se tornou popular de forma quase que instantânea.
Com isso, Steve (Jaleel White), transformou-se no foco da série. Assim, Family Matters superou sua série original sendo o boom do horário nobre na década de 80.
The Flash
Arrow aqui é a série original que estreou em 2012 e viria a originar muitas outras séries. Foi um programa de TV de grande sucesso abordando o tema dos super-heróis. Apesar de ter alcançado uma boa avaliação costuma ser lembrada mais por conta de suas derivações que por si mesma.
Um dos spin-offs de maior sucesso foi The Flash e este conseguiu não apenas manter a magnitude como ofuscar a glória de Arrow. A derivada acompanha as peripécias do emblemático herói velocista da DC em sua jornada. A série tem uma dinâmica branda e foca até mesmo em questões mais elementares como a família.
The Flash superou sua original Arrow como a mais longa série, terminando sua última temporada agora em 2023.
Benson
Soap acompanhava as traquinagens de um grupo familiar americano de alto nível social. Nitidamente se traduzia como uma explícita paródia das novelas de época. Apesar de todo os personagens arrancarem risos do público, era mesmo Benson, o mordomo, quem tinha o favoritismo do público.
Apesar disso, sua saída foi anunciada ao final da segunda temporada. Foi justamente sua saída que deu origem à sua própria série, Benson. No novo enredo, o mordomo era funcionário do governador do estado. Ocorre que era o próprio Benson quem, de fato, administrava o estado por conta própria.
Como era de se esperar, Benson superou facilmente Soap encerrando-se apenas na sétima temporada contra a quarta desta última.
The Jeffersons
The Jeffersons gira em torno de uma família afro-americana que ascende na escala social. Assim, eles saem do Queens e mudam-se para um bairro nobre. Foi uma comédia de grande sucesso e motivos não faltaram. Sendo um desdobramento de All in the Family, de similar sucesso, logrou uma conquista muito satisfatória.
A série foi um marco ousado para a época, tendo estreado em 1975. Afinal, concentrava-se numa família negra e com isto abordava questões muito cruciais para aquele momento. Além disso, foi a primeira série a apresentar com ênfase uma relação interracial. Portanto, debatendo questões sociais, o alcance de seu sucesso foi um divisor de águas.
Conquistou milhares de fãs que terminaram se despedindo de forma repentina quando do seu cancelamento em 1985. Antes disso havia tido 11 temporadas, superando em duas delas sua série original.
Happy Days
A série original foi Love, American Style, apresentada entre os anos de 1969 e 1974. Era uma coletânea de comédia romântica que apresentava histórias diferentes a cada episódio novo. Um destes episódios seria o piloto efetivamente para Dias felizes. Neste referido episódio, teremos como protagonista Richie Cunningham (Ron Howard).
A sua estreia se deu no ano de 1975 e trouxe consigo mudanças de aspecto social. Assim, a série alcançou sucesso pregando o retorno ao sonho da família que havia sido idealizada na década de 50. A utopia familiar se apresentava nesta derivação que foi um dos programas de TV mais icônicos do seu tempo.
Foram executadas onde temporadas entre os anos 70 e 80 com conquista de sucesso inquestionável.
NCIS
NCIS deriva do oitavo episódio de Jag, um drama de cunho jurídico que se concentrava em casos ligados a militares. Assim nascia NCIS, como um programa específico que detinha procedimentos próprios policiais. Contudo, continuava mantendo o mesmo foco que Jag em crimes que possuíam conexão com militares.
Contudo, não é mais um clichê policial com suas nuances marcadas e já conhecidas como a maioria dos programas policiais. Ela proporciona uma visão única que oferece algo além deste ângulo. A sua estrutura é assimilável e familiar aos fãs declarados da série. Além disso, vários personagens ocupam o protagonismo que termina por gerar identificação plural.
Atualmente está na 20º temporada e ela própria já gerou outros tantos spin-offs.
Lei e Ordem: SVU
Quando Lei e Ordem, sucesso absoluto com 20 temporadas, foi cancelado em 2010, jamais se pensou que este sucesso poderia ser superado. Porém, os spin-offs estão aí para mostrar que é possível entregar ainda mais para o público, inovando e mantendo a essência. Lei e Ordem – Unidade de Vítimas Especiais já é a série de TV mais longa vista nos EUA.
Atualmente em sua 24ª temporada, ela se mantém cativando adoradores sem fortes apelos. A história se concentra na busca por solução de crimes hediondos pela emblemática dupla de detetives. Os crimes apresentados aqui são os mais impactantes já vistos em série de processos policiais.
Com a volta e renovação da Lei e Ordem pela NBC, será preciso manter o atual registro de sucesso.
Os simpsons
Quem diria, mas a família mais satírica da América derivou de uma série original. Os Simpsons ganharam popularidade a partir do The Tracey Ullman Show enquanto curtas animados. A grande surpresa é que esteja onde em sua invicta 34ª temporada, mantendo a típica leitura satirizada da classe média e do núcleo familiar.
Tendo estreado há mais de 30 anos, segue mantendo suas centenas de milhões de fãs ansiosos a cada novidade. Atualmente, para além da abordagem econômica, social e familiar, temos também o incremento da cultura pop.
Aproveite para ler:
> 7 séries de suspense emocionantes para assistir
Acesse diariamente nossas dicas de séries para não perder nada. (Via Collider).