4 Filmes de suspense que se passam em Trens

Os melhores filmes que se passam em Trens

- Publicidade -

Você gosta de assistir filmes que se passam em trens? Em nossa cultura obcecada por carros, os trens são severamente subestimados. Além de serem mais ecológicos do que os carros, os trens costumam ser mais rápidos, mais relaxantes e também não têm o incômodo de passar pela segurança que os aviões têm.

- Publicidade -

Essa natureza subestimada que os trens têm também parece transitar para seu lugar nos filmes, já que não há muitos clássicos que aproveitem ao máximo as maravilhas do transporte ferroviário. No entanto, há uma quantidade surpreendente de jóias subestimadas, bem como favoritos amados que acontecem em trens ou os usam como ponto focal de uma história.

Pois bem, se você curte longas que se passam nessa forma de locomoção, aqui estão 4 excelentes dicas. 

Trem-Bala

- Publicidade -

O mais recente filme do gênero é Trem-Bala. O longa é sobre um bando de assassinos internacionais tentando colocar as mãos em uma maleta. Ladybug pode ser um profissional experiente, mas o homem teve muito azar, o que aprendemos com seu telefonema para sua treinadora, Maria Beetle. Então, agora, Ladybug quer se aposentar e viver em paz.

Maria entrega a ele uma última tarefa (ou assim ele espera), que exige que ele entre no trem mais rápido do mundo – o trem-bala que sai de Tóquio. Tudo o que ele precisa fazer é entrar, pegar a maleta e sair.

- Publicidade -

Só se fosse assim tão simples. Ou talvez, é apenas o destino de Ladybug que nunca torna as coisas fáceis para ele. Logo, ele e Maria percebem que têm muita concorrência de gangues inimigas e todas as suas agendas estão de alguma forma conectadas. E assim, sua missão o coloca em situações de risco de vida, tanto para ele quanto para aqueles que o atacam, enquanto o trem segue seu curso.

Trem-Bala é um dos filmes que se passam em trens
Imagem: Divulgação

Contra o Tempo

- Publicidade -

Já demos muito amor aos serviços ferroviários de longa distância, bem como ao metrô de Nova York, mas o Contra o Tempo nos encontra no meio ao ocorrer em um trem de Chicago Commuter. No entanto, a viagem de trem no centro do filme é tudo menos uma viagem alegre para a cidade.

Nele, vemos o capitão Colter Stevens, vivido por Jake Gyllenhaal, tendo que impedir que seu trem exploda em uma trama terrorista, enquanto habita o corpo de outro. cara. Se isso soa como muito para envolver sua cabeça, é. Mas, ao mesmo tempo, é um pouco mais fácil de explicar dizendo que é apenas uma versão de ficção científica de volta no tempo.

Stevens é enviado de volta para impedir esse ataque repetidamente, tendo apenas oito minutos para atingir seu objetivo de cada vez. É um filme de ação rápido e inebriante que é um lembrete de que Hollywood costuma fazer entretenimento pipoca inteligente e sem franquias, não muito tempo atrás.

- Publicidade -

Expresso do Amanhã (Snowpiercer)

Alguns dos filmes que abordamos aqui abordam a seção transversal de classes sociais que podem se cruzar em um trem, embora nenhum deles o faça tão abertamente quanto Snowpiercer. Isso porque o longa de 2013 se passa todo em um trem separado por turmas em um mundo distópico afetado por uma catástrofe climática que provocou uma nova era do gelo.

No filme, 18 anos depois que a Terra se tornou um deserto gelado e um bando de passageiros desamparados decide se revoltar indo até a frente do trem, onde moram os ricos da elite.

Como veríamos mais tarde em Parasita, vencedor do Oscar de Bong Joon-Ho, adora satirizar a riqueza e a desigualdade de classe e essa representação carregada de metáforas é brutal e deixa você com muito o que mastigar (talvez não pense sobre como isso poderia ser usado como um trocadilho).

Snowpiercer foi o primeiro filme de Bong a ser feito principalmente em inglês e mostra essa produção coreana-tcheco tentando fazer filmes de grande orçamento fora de Hollywood, mas com um protagonista de Hollywood, Chris Evans.

Embora o visual CG do trem do lado de fora deixe um pouco a desejar, ele ainda pertence à discussão dos grandes trens do cinema por causa de quantas coisas incompreensíveis eles conseguem construir no trem, incluindo salas de aula, um jardim e um aquário gigante.

Expresso do Amanhã é um dos filmes que conta com trens
Imagem: Divulgação

Invasão Zumbi (Train To Busan)

Provavelmente não deveria ser uma surpresa termos outro filme sul-coreano aqui, já que grande parte da Ásia faz trânsito ferroviário muito melhor do que a América do Norte. Invasão Zumbi é um filme que de alguma forma consegue tornar os zumbis aterrorizantes, apesar do fato de que todos estavam bastante exaustos com zumbis em 2016.

A história se passa depois que um acidente um tanto misterioso fez com que hordas de zumbis corressem em direção a qualquer ser humano vivo em visão, o que cria uma situação angustiante quando um grupo de passageiros de trem fica cada vez mais encurralado depois que a maioria de seus companheiros de viagem foi zumbificada.

Nele, vemos pleno uso de todas as maneiras que você pode imaginar em termos de manobrar zumbis em um trem, bem como quando não há outra escolha a não ser puxar um Snowpiercer e abrir caminho através de um vagão de trem.

E embora haja muitos sustos e muito sangue, Invasão Zumbi ainda tira proveito da dinâmica do “bando de estranhos maltrapilhos” que vemos em muitos desses filmes. Então, ao tornar os personagens simpáticos e as chances de fuga extremamente pequenas, o filme consegue fazer você investir o suficiente para vê-los chegar ao seu destino final.

Então, você já assistiu algum?

Aproveite para ler:

> 9 filmes de terror com finais estranhamente felizes

Acesse diariamente nossas dicas de filmes para não perder nada. (Via Collider).