5 Séries que farão você torcer para o vilão
As séries que farão você amar o vilão e esquecer o mocinho
Os fãs de séries de terror costumam torcer pelo vilão. Afinal, nós realmente queremos ver quais formas criativas cada produção encontrou para matar seus personagens inocentes de uma maneira horrível. No entanto, às vezes, os vilões são tão bem escritos e interpretados com tanta perfeição que paramos de torcer apenas pelo espetáculo e começamos a simpatizar com o assassino.
Claro, assassinos em série estão fazendo coisas horríveis que deveriam ser punidas por lei. Mas, mesmo assim, quando percebemos as lutas internas desses assassinos e as razões por trás de suas ações sangrentas, é fácil entender por que eles matam.
E assim, uma equipe criativa brilhante nos faz relacionar com monstros e torcer por quem é obviamente o vilão. Porque como podemos julgar as ações desses serial killers quando fazem tanto sentido? Em homenagem a todos os adoráveis serial killers que nos fizeram pensar se havia algo errado conosco, decidimos compartilhar 5 séries que farão você amar o vilão.
Nessas séries, os serial killers escondem seus impulsos sombrios por trás da racionalização e da luta para se conectar, usando experiências humanas que todos vivemos para mostrar que não são tão diferentes de nós. É um pensamento assustador, e esses cinco vilões são os melhores em evocar esses sentimentos conflitantes.
Dexter
Dexter Morgan, vivido por Michael C. Hall , é um respeitado especialista em sangue do Departamento de Polícia de Los Angeles. Além disso, é um marido atencioso, um bom padrasto para os filhos de sua esposa e um irmão solidário. Infelizmente, Dexter também sente vontade de cortar pessoas em pedaços minúsculos com uma serra.
Considerada uma das melhores séries do gênero, Dexter caça outros assassinos à noite e ataca os criminosos que a justiça não conseguiu manter atrás das grades para canalizar seus impulsos. Embora não haja discussão sobre como as ações de Dexter são más, o fato de ele geralmente atacar pessoas ainda piores torna mais fácil sentir empatia por sua missão.
No entanto, durante as oito temporadas de Dexter, o serial killer nunca tenta fingir que faz suas más ações para servir a um bem maior. Dexter sabe que ele é um monstro, e essa autoconsciência também ajuda a tornar esse serial killer simpático.
Por fim, toda a jornada de Dexter é sobre conexão humana, pois o protagonista tenta aceitar que ele é um estranho e procura maneiras de fazer parte da sociedade, assim como todo mundo parece ser. Estamos todos à procura de conexões na vida, o que torna mais fácil se relacionar com Dexter em alguns níveis.
Mesmo que a maioria de nós se sinta um estranho por razões menos mortais. Recentemente, uma nova temporada da série foi lançada, estando disponível no Paramount+.
Bates Motel
Ao fazer uma prequel do icônico filme de Alfred Hitchcock dos anos 1960, Psicose, Bates Motel permite que o público entenda o serial killer Norman Bates em profundidade. Em Psicose, conhecemos Norman Bates, vivido por Anthony Perkins, quando seu lado sombrio já tomou conta de sua vida.
No entanto, durante os eventos da série, Norman é vivido por Freddie Highmore e ainda é um doce garoto tentando descobrir o que está acontecendo quando ele sofre desmaios.
Nas cinco temporadas da série, assistimos desesperados enquanto as personalidades divididas de Norman se desenvolvem. Às vezes, a Mãe do mal assume o controle de seu corpo e faz coisas horríveis. Mas quando Norman é ele mesmo, ele é apenas um adolescente, perdido em um mundo que ele não entende completamente.
Quando vemos do que a personalidade Mãe é capaz, sabemos que Norman deve ser detido. Mesmo assim, não queremos que o menino sofra pelos crimes que cometeu quando sua doença se manifesta, e esperamos que ele se afaste toda vez que ocorrer uma nova morte.
Claro, não é possível separar Norman da mãe, pois ambos vivem na mesma mente. Mas a situação do adolescente é tão lamentável que não podemos deixar de torcer por sua segurança, mesmo sabendo que quanto mais tempo Norman permanecer sem controle, mais vidas inocentes mamãe levará.
Jogos Mortais – Série de filmes
Embora os jogos da franquia Jogos mortais sejam desafios sádicos, há um raciocínio por trás de cada armadilha mortal, que ajuda a tornar o Jigsaw vivido por Tobin Bell mais abrangente. Depois de sobreviver a uma tentativa de suicídio e sofrer de câncer, Jigsaw encontra uma nova apreciação pela vida e fica enojado com quantas pessoas jogam suas vidas fora sem motivo.
É por isso que Jigsaw desenvolveu seus jogos, para colocar as pessoas sob pressão e forçá-las a ter a revelação da mudança de vida que ele teve enquanto enfrentava a morte. Há uma espécie de razão poética para a existência de cada uma das armadilhas de Jigsaw, e enquanto a principal atração da série de filmes de Jogos Mortais são suas mortes horríveis, esses filmes também forçam o espectador a refletir sobre suas próprias escolhas de vida.
Estamos curtindo nossas vidas? Faríamos o que fosse preciso para nos mantermos vivos? Não precisamos todos, em algum momento, de um forte lembrete de que vale a pena lutar pela vida? Embora os métodos de Jigsaw sejam inquestionavelmente errados, suas convicções são um pouco admiráveis, transformando esse serial killer mais em uma alma equivocada do que em uma criatura maligna que se diverte com a dor de outras pessoas.
Isso é ainda mais verdadeiro, pois Jigsaw sempre dá a cada uma de suas vítimas uma saída de suas armadilhas e nunca parece apreciar os resultados desagradáveis de um teste fracassado. Jigsaw não gosta de matar, pelo menos não conscientemente. Em vez disso, ele é um serial killer que está lutando pela vida em sua maneira distorcida.
Hannibal
Enquanto Hannibal Lecter é um dos vilões mais icônicos do terror, a interpretação de Mads Mikkelsen do personagem é de longe a mais adorável. Desculpe, Anthony Hopkins. Mikkelsen assume o papel do psiquiatra canibal, e durante as três temporadas de Hannibal, o público se apaixona por sua elegância, brilho e paixão pelas artes.
O Hannibal de Mikkelsen é perigosamente charmoso e um dos melhores vilões entre as séries do gênero. Ele sabe o quão inteligente é e usa esse conhecimento para se destacar do resto da humanidade. Não é à toa que ele vê as outras pessoas como alimento em potencial e até acredita que eleva a existência de suas vítimas ao transformar sua carne em uma obra de arte na cozinha.
Mas, mesmo que o Hannibal de Mikkelsen esteja se afogando em sua vaidade, o serial killer ainda é irresistível, e um dos principais motivos é que a série é, em sua essência, uma história de amor. Na série, Hannibal desenvolve um relacionamento perigoso com o investigador especial do FBI Will Graham ( Hugh Dancy).
Por sua vez, esse é um homem que desafia Hannibal e encanta o serial killer com sua própria escuridão. Hannibal é um monstro, mas também refinado, bem-educado e apaixonado. Todas as coisas que às vezes nos fazem desejar que Mikkelsen nos dê uma mordida.
You (Você)
You, da Netflix, tem uma maneira inquietante de justificar cada uma das ações malignas de Joe Goldberg, vivido por Penn Badgley, deixando-nos saber exatamente o que ele estava pensando o tempo todo. A segunda temporada do programa também apresentou Love Quinn, protagonizada por Victoria Pedretti, como outra alma equivocada que acredita em seu âmago que tudo o que ela faz tem uma razão.
O casal destrói a vida de dezenas de pessoas durante as três temporadas de uma das melhores séries da Netflix, mas de alguma forma não é difícil se surpreender esperando que eles encontrem o final feliz pelo qual anseiam.
Tanto Joe quanto Love são capazes de fazer coisas horríveis, mas cada uma de suas ações é feita em nome do amor, uma força tão poderosa que pode perturbar nossos sentidos e forçar até o mais racional dos humanos a um caminho tolo.
Embora Joe e Love sejam assassinos em série, cada morte que causam é fruto de sua busca por felicidade, companheirismo e até auto-aperfeiçoamento. Ambos estão se esforçando para lidar com as deficiências da vida e chegar ao topo como pessoas melhores, uma jornada que todos podemos entender.
Sem dúvida, Joe e Love são monstros, pois não podemos justificar tirar a vida de inocentes em nome do amor. Mesmo assim, são monstros que podemos entender e com os quais compartilhamos muitas semelhanças. Não é à toa que você pode ser uma visão confusa.
Então, você gosta de alguma dessas séries, onde o vilão se destaca?
Aproveite para ler:
> 10 Melhores séries de comédia na Netflix para assistir agora
Acesse diariamente nossas dicas de séries para não perder nada. (Via Collider).