Os 9 Melhores filmes de fantasia sul-coreanos

Conheça os melhores filmes de fantasia sul-coreanos

- Publicidade -

O cinema sul-coreano investe no gênero fantasia. Em verdade, é um dos que mais se dedica a implementar a fantasia como fundo para explanações sociais. O vencedor do Oscar, Bong Joon-ho é a prova viva disso, o diretor demonstra como a realidade pode ser explorada de um ponto distante da realidade que permite a observação por diferentes prismas.

- Publicidade -

Para além da fantasia, os filmes também são divertidos e emocionam os espectadores levando-os a mundos desconhecidos. A lista que vamos apresentar agora reúne alguns dos mais renomados filmes do gênero. Continue lendo e conheça algumas das melhores produções.

A bruxa: Parte 1 – A subversão (2018)

Este é o primeiro filme da duologia A Bruxa estrelado por Kim Da-mi. A trama segue uma jovem que empreende uma fuga de um laboratório cheio de mistérios e consegue encontrar uma nova família. Logo após, ela demonstra possuir poderes telecinéticos e portar uma doença mortal que a levará em breve.

- Publicidade -

A verdade é que o tal laboratório cria humanos mutantes, de grande inteligência e capacidade voraz para destruir e mutilar outras vidas. Seus protagonistas possuem uma química muito boa e isso ajuda muito no andamento da história.

O chamado (2020)

- Publicidade -

Este se baseia no filme britânico de mesmo nome e acompanha enredo similar. Duas mulheres nascidas em épocas distantes terão suas vidas entrelaçadas por meio de um aparelho antigo de telefone. O filme é estrelado por Park Shin-hye e Jeon Jong-seo nos papéis principais. As duas descobriram mais tarde que residem na mesma casa, porém em anos diferentes.

Enquanto Seo-yeon vive em 2019, Young-sook vive em 1999. A conexão entre elas passa pela tragédia vivida em relação às mães das mesmas. Enquanto uma das mães é abusiva, a outra é a responsável pela morte do marido da mesma. O enredo é trabalhado de forma muito intensa e reserva um final mais que inesperado.

Psychokinesis (2018)

- Publicidade -

O primeiro filme de super-herói sul-coreano tem como diretor Yeong Sang-ho. A trama acompanha Seok-heon e seu pai que é uma figura um tanto distante. Seok é um agente de segurança que bebe de uma fonte onde teria caído um meteoro misterioso e é a partir daí que ele adquire poderes.

Assim, ele segue em uma empreitada para salvar os negócios da família de uma companhia maligna que deseja ver seu fim. É uma nova apresentação da dinâmica do super-herói, bem como da relação entre pai e filho, que é sem dúvidas um tema muito querido pelo então diretor Yeon.

Psychokinesis é um dos melhores filmes sul-coreanos
Imagem: Divulgação/Netflix

- Publicidade -

Mimic: Não Confie nas Vozes (2017)

Mimic é um filme que mescla terror e fantasia sendo dirigido por Huh Jung, tendo como estrelas Yum Jung-ah e Park Hyuk-know. O enredo gira em torno de uma entidade maligna que possui a capacidade de reproduzir as vozes de pessoas próximas já mortas. Assim, ela atrai facilmente para si suas vítimas, sacrificando-as logo após o contato.

Um detalhe interessante é que este filme tem como base uma lenda urbana sul-coreana. Nela, há um tigre devorador de homens cujo som emitido lembra o choro de uma mulher. Para quem gosta de filmes de terror com personagens infantis esta é uma ótima escolha.

A Werewolf Boy (2012)

Este é um dos filmes de romance com fantasia estrelado por grandes atores do cinema sul-coreano. Nele, uma jovem é enviada para uma habitação na zona rural a fim de melhorar seus problemas de saúde. Porém, ela fará amizade com um garoto lobisomem e se esforçará para conseguir civilizá-lo.

É inegavelmente um típico melodrama, e por isso se tornou um grande sucesso e de forma muito rápida. Estrelado por Park Bo-young e Song Joong-ki, este é o primeiro filme comercial do diretor Jo Sung-hee.

Expresso do Amanhã (2013)

Expresso do Amanhã se baseia na novela francesa, sendo uma coprodução sul-coreana-tcheca, cujo diretor é Joon-ho. No elenco temos Chris Evans, Song Kang-ho, Tilda Swinton e muitos outros fazendo seus nomes nesta trama.

A narrativa acompanha um trem no qual estão confinados os últimos sobreviventes da humanidade após um evento climático. Isto resultou de uma tentativa frustrada de conter o avanço do aquecimento global que terminou transformando a Terra em um imenso globo de neve.

No trem se formam classes sociais em acordo com o poder aquisitivo, porém, um dos passageiros, o personagem de Chris Evans, inicia uma rebelião para mudar esta divisão desigual.

Expresso do Amanhã é um dos melhores filmes sul-coreanos
Imagem: Divulgação

Along with the Gods: The Two Worlds (2017)

Baseado na série de mesmo nome, é uma trama de ação e fantasia. O enredo é forte e traz questões sobre a morte, a moralidade e o destino humano no pós-morte. A trama acompanha um bombeiro após sua morte em pleno serviço, sendo acompanhado por três ceifadores que o conduzem à vida após a morte.

Eles fazem exame das ações do bombeiro enquanto ele estava vivo. A redenção e o propósito da vida humana na terra são abordados de maneira muito reflexiva neste filme. Não é à toa que este foi o terceiro filme de maior bilheteria do cinema sul-coreano.

O hospedeiro (2006)

Este é mais um dos filmes de Bong Joon-ho, afinal, ele é um dos mestres no gênero de ação e fantasia, e aqui temos um enredo de monstro. Quando uma criatura do rio rapta a filha de uma família seus membros farão de tudo para resgatá-la. Contudo, esta trama não é apenas sobre fantasia e ação, contendo também críticas sociais e políticas.

A dependência da Coreia do Sul em relação aos Estados Unidos tem enfoque trabalhado aqui. O monstro é criado por um cientista norte-americano que orienta um cientista coreano a dispensar restos químicos no rio.

Okja é um dos melhores filmes sul-coreanos
Imagem: Divulgação/Netflix

Okja (2017)

Esta é mais uma obra-prima de Bong Joon-Ho e acompanha uma jovem que participa de um concurso para criação de um porco geneticamente criado de tamanho fora do normal. A tal criatura, chamada Okja, se tornará então sua melhor amiga e assim, Mija fará de tudo para proteger a sua amiga de uma companhia de produção de carne que pretende abater o animal.

Temos uma séria discussão sobre temas como a indústria de carne e o abuso de animais neste processo ligados à ganância do capitalismo. A Frente de Libertação Animal foi retratada aqui como em poucos filmes.

Aproveite para ler:

10 melhores filmes de terror que se passam no espaço

 Acesse diariamente nossas dicas de filmes para não perder nada. (Via Collider).