Se você gostou de Prison Break precisa assistir esse filme na Netflix
Código de Conduta está na Netflix e é perfeito para quem gostou de Prison Break
A Netflix confirmou que Prison Break retornará para o catálogo do serviço em 04 de Setembro. Embora a série esteja disponível em outros serviços de streaming como o Disney+, a presença na Netflix fará com que a série se popularize ainda mais. No entanto, enquanto a série não chega, o filme Código de Conduta.
Código de Conduta não é um filme novo, aliás, foi lançado em 2009 e já foi e voltou várias vezes ao catálogo da Netflix. Contudo, desde o retorno recente do longa, os assinantes vem devorando o longa, fazendo com que ele permaneça por vários dias no TOP 10. Mas, por que esse filme é perfeito para os fãs de Prison Break? Explicamos.
A história de Código de Conduta
Antes de mais nada, precisamos relembrar qual é a história do filme protagonizado por Jamie Foxx e Gerard Butler. O enredo acompanha Clyde Shelton é um dedicado pai de família que presencia o assassinato de sua esposa e filha. Contudo, os Clyde fica revoltado ao descobrir que um dos culpados pelo crime, pega uma pena de apenas 5 anos.
Tudo isso acontece pelas mãos do promotor Nick Rice, que acredita que é melhor ter alguma justiça, do que nenhuma. O tempo passa e após 10 anos, o assassino da família de Clyde é encontrado morto. Mesmo sem ter provas suficiente contra ele, Clyde é preso pelo ocorrido.
Contudo, o que os demais personagens não contavam é que, Clyde planejou tudo isso e seu intuito de ir para a cadeia, é justamente para denunciar a incoerência do sistema judicial. Por sua vez, esse sistema, permite que assassinos sejam libertados ou obtenham pernas brandas.
Entretanto, o que chama a atenção em Código de Conduta é que, Clyde demonstra isso eliminando todos os envolvidos no sistema judiciário. Isso confronta diretamente Nick, que apesar de manter Clyde por trás das grades, está sempre um passo atrás das intenções do prisioneiro.
As semelhanças entre as produções
Existem alguns fatores que aproximam e ao mesmo tempo, afastam as produções. No entanto, dois desses fatores são primordiais para compararmos ambas. A primeira é o senso de injustiça. Na série, Michael Scofield vê seu irmão, sem provas concretas, ser setenciado à morte.
Por sua vez, no filme, Clyde vê o principal acusado pela morte de sua filha e esposa, viver em liberdade após uma pena branda, de apenas 5 anos. A segunda é a ousadia e planejamento na execução de seus planos. Tanto Scofield, quanto Clyde, são presos propositalmente.
Em Prison Break, Scofield assalta um banco, enquanto em Código de Conduta, Clyde mata o acusado de matar sua família. Por fim, a terceira e última comparação está na genialidade de ambos os personagens. Apesar de nesse ponto, Scofield levar vantagem, tatuando a planta da mansão que ele mesmo projetou como engenheiro, Clyde também montou seu plano.
Dessa forma, consegue executar cada passo, estando à frente de Nick, dentro da prisão. Pois bem, se você é fã da série, precisa dar uma chance ao filme disponível na Netflix.
Aproveite para ler:
> Filme de ação com Keanu Reeves na Netflix vai te prender por 105 minutos
Acesse diariamente nossas dicas de filmes e se inscreva em nosso Google News para não perder nenhuma novidade.